Texto de Patacrúa, a partir de um conto popular europeu Ilustrações de Javier Solchaga Tradução Dora Batalim Sottomayor |
A Princesa de Aljustrel é um conto acumulativo clássico, adaptado no desenlace e na forma de apresentação e que recolhe os elementos mais típicos das séries que aparecem na Europa: gato, cão, pau, lume, água... Com este tipo de contos, as crianças aprendem a ver relações, a estabelecer conexões, generalizações e a prever. Partimos da apresentação da personagem que dá título à obra de um acontecimento narrado através de uma frase breve: “Esta é a pega que roubou o anel da princesa de Aljustrel.”
Javier Solchaga oferece-nos uma especial proposta de ilustração tridimensional, elaborada a partir de elementos reciclados (garrafas, madeira, pedras, arame...). O jogo compositivo e de iluminação com que nos surpreende a fotografia confere um valor acrescido ao livro. O ilustrador apresenta objetos e personagens (anel, pano, pau...) de um ângulo impossível, para que o leitor tente adivinhar o sujeito protagonista da seguinte ação. Texto e imagem complementam-se num conto que revela outros pontos de vista e desperta a imaginação dos mais pequenos.
Eu, resolvi dar vida ao livro criando todas as personagens com os materiais reciclados.
Espero que gostem!
Para saberes mais sobre este maravilhoso conto consulta:
http://catatu.catalivros.org/janela_papel/m_princesa_aljustrel.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário